segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MINISTRA FALA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO BRASIL


Menos de 5% da água dos rios brasileiros têm ótima qualidade







A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao lado do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, durante coletiva. .Foto: Givaldo Barbosa 

 Barbosa

BRASÍLIA - Dono de 12% da oferta de água do planeta, o Brasil tem apenas 4% desse recurso com qualidade considerada ótima. É o que diz o informe 2011 da Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil, divulgado nesta terça-feira pela Agência Nacional de Águas (ANA). O percentual de água com qualidade ótima caiu seis pontos percentuais de 2009 para 2010. Para avaliar o índice de qualidade da água, a agência usa nove parâmetros, que levam em conta principalmente a contaminação dos rios pelo lançamento de esgoto. Embora o governo tenha ressaltado que investimentos em saneamento vêm se refletindo na saúde dos rios e bacias brasileiros, mais da metade das cidades do país (2.926 municípios) não tem tratamento de esgoto.
Os locais onde a água é de pior qualidade se concentram próximos das regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador e das cidades de médio porte, como Campinas e Juiz de Fora. De 2009 para 2010 o número de pontos monitorados caiu de 1.812 para 1.747, o que explica, segundo o presidente da ANA, Vicente Andreu, a variação. Nesse período,a água de qualidade péssima se manteve em 2%, a ruim aumentou de 6% para 7%, a regular passou de 12% para 16% e a boa subiu de 70% para 71%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário