terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES 2012: A ALIANÇA ESTADUAL PT X PMDB E ALIADOS SERÁ REEDITADA NO PLANO MUNICIPAL EM SÃO LUÍS?

Washington Oliveira disse ter sido procurado com proposta de aliança com o PT


Por Carla Lima
O vice-governador do Maranhão, Washington Luis Oliveira (foto), confirmou sondagem para ele ser o candidato do PT à Prefeitura de São Luís. No entanto, garante que o assunto não foi levado à direção do partido nem discutida com os dois pré-candidatos da legenda, os deputados Bira do Pindaré e Zé Carlos.
A intenção é clara: repetir a aliança nacional e estadual nas eleições de 2012 em São Luís entre PT e PMDB. Por isso, peemedebistas foram conversar com membros do PT sobre essa aliança, segundo confirmou Oliveira. Além de apresentar o pré-candidato peemedebista, Max Barros, os dirigentes abriram o espaço para negociar uma chapa PT/ PMDB encabeçada por um petista.
A opção seria o vice-governador Washington Oliveira, que chegou a ser sondado sobre essa possibilidade. Segundo Oliveira, houve apenas essa sondagem feita a ele e a outros membros do PT. O assunto ainda não foi levado à discussão interna. “Não há qualquer negociação nesse sentido. O que houve foi uma sondagem do PMDB, mas que não foi levada às discussões internas do PT. Primeiro precisamos conversar com os nossos dois pré-candidatos, os deputados Bira e Zé Carlos, para depois discutir com a direção do partido”, explicou o vice-governador.
Apesar de ainda não ter discutido a sondagem do PMDB, Washington Oliveira acredita que o melhor caminho do PT é repetir a aliança nacional e estadual. Para ele, é a alternativa mais viável e coerente para os petistas. Mas por enquanto qualquer discussão com o PT em torno de sucessão à Prefeitura da capital passa pela ideia de um candidato petista. “Estamos trabalhando com a ideia de candidatura própria. Temos dois pré-candidatos habilitados para disputar o cargo e as discussões passam por eles”, afirmou Oliveira.
Na última sexta-feira, o pré-candidato do PMDB, Max Barros, confirmou que o canal de negociação entre PMDB e PT tinha sido aberto e que a possibilidade de uma chapa encabeçada pelos petistas era viável.
Projeto - Segundo Barros, um projeto político e administrativo criado para São Luís está sendo apresentado para os petistas. “A intenção é ratificar a aliança que já existe em nível nacional e estadual. O PT é um aliado importante”, disse Max Barros, que garantiu ainda que, apesar de ser o pré-candidato do PMDB, pode ter sua candidatura retirada caso um novo nome de outro partido seja apresentado e que este se encaixe melhor nesse projeto político.
“Nosso grupo trabalha com um projeto, e o primeiro nome lembrado foi o meu, que, teoricamente, se encaixaria dentro desse projeto administrativo para São Luís. Fiquei lisonjeado, mas também tenho desprendimento de aceitar outro nome que possa encarnar mais esse projeto do que eu”, disse Barros na semana passada.
A aliança PT/PMDB é defendida em todos os setores do Governo do Estado e do Governo Federal, onde Oliveira goza de prestígio. A coligação tem também o apoio da maioria das correntes petistas, o que reforça o nome do vice-governador.
Fonte: Blog do Robert Lobato


Um comentário:

  1. Eu não tenho dúvida que o PT tem os melhores nomes.
    Washington, Bira e Zé Carlos são os melhores dos melhores um destes tem potencial para derrotar caostelo.

    ResponderExcluir